quinta-feira, 16 de abril de 2009

Piratas

Dois amigos da Universidade de Berkley, Califórnia, faziam experimentos tecnológicos afim de iniciar uma revolução. Ao mesmo tempo, um aluno de Harvard criou uma linguagem fundamental para os computadores Altair. O californiano era, ninguém menos que Steve Jobs. E seu rival, desde o início, Bill Gates.

Jobs criou a Apple aos 20 anos, em 1976, na garagem de sua casa. Gates se mudou para Albuquerque, onde ficava a empresa que o contratou, e deu início à Microsoft. Feito piratas, a equipe californiana roubava informações de outras empresas e lançava seus computadores, cada vez mais revolucionários. Os piratas, no entanto, sempre souberam que devia haver algum inimigo à espreita. Os funcionários da Apple não perceberam isso.

A Microsoft foi até Jobs com a proposta de trabalharem juntos. Após levar um tempo para convencê-lo e massageando seu ego, Gates conseguiu o que queria. Enquanto a Apple trabalhava para aperfeiçoar o Macintosh, foi lançado clandestinamente o Windows.

Jobs, que já não era muito simpático, ficou ainda mais amargo com seus funcionários e sócios. Em 1985, então, foi demitido da diretoria de sua empresa. Nos dez anos seguintes, a Microsoft fez de Gates o homem mais rico do mundo. Em 1997, Bill Gates comprou US$150 milhões em ações da Apple. A transferência coincidiu com o retorno de Steve Jobs, que havia criado neste meio tempo duas empresas: uma de computação, chamada NeXT, que havia sido comprada pela Apple; e a outra, de animação computadorizada, nada menos que a Pixar.

No longa para TV Piratas do Vale do Silício, Jobs é interpretado perfeitamente pelo Dr John Carter, Noah Wyle. E como se não bastasse, Gates é vivido por Anthony Michael Hall! O vídeo abaixo é da Macworld de 1999, após a estréia do filme.




Ps. curiosidades, talvez:

  • Em 2005, quando foi homenageado por uma turma de Stanford, Steve Jobs conta sua história pessoal e comenta o roubo de suas tecnologias para a criação do primeiro Windows.


  • Em 2007, se não me engano, Bill Gates ganhou um diploma honorário de Harvard.


  • Nenhum dos dois terminou a faculdade.

Nenhum comentário: