sábado, 26 de dezembro de 2009

E esse ano não vai ser igual aquele que passou

O ano novo, porque tem essa data? Porque comemoramos?

Desde pequena tenho essa teoria, de que "ano novo" não passa de mais um feriado pra gente gastar dinheiro, ou (o lado bom) uma desculpa pra se encontrar. Meus últimos reveillons não tiveram a menor cara de mudança e tenho a forte impressão que esse também não vai ter. Que primeiro de janeiro vai ser um dia como outro qualquer, e porque não seria? Não tem absolutamente nada de especial nessa data, nada que me faça sentir algo de diferente, que eu não poderia sentir em qualquer dia primeiro de qualquer outro mês.

Ano novo de verdade, cada pessoa tem o seu. E é no dia do aniversário que acontece, é aí que começa um ano e no dia antes disso que acaba o outro, não tem porquê ser diferente. Que nem Natal, mas esse pelo menos tem a desculpa do aniversário de Cristo, para os religiosos, então não incomoda tanto. E porque diabos existe tanta pressão sobre "o que fazer no ano novo"? Como se fosse grandes coisas... uma social pequena, no reveillon, vira uma festa onde temos que pensar na quantidade de pessoas, bebida e até em faxineira pro dia seguinte; quando é que isso tudo aconteceu? Onde é que eu tava que perdi a grandiosidade de um get together??

Sério, não precisa. De nada disso. Passar junto, viajar, beber... tanto faz, cada um devia decidir por si e quem quiser que acompanhe, ou não. Meu maior erro, aí: tento decidir pelos outros, quero que todos fiquem felizes e tudo seja lindo, e no meio disso tudo, esqueço de mim! Desculpem, todos. Todos com quem eu tive crises, de qualquer nível, sobre o fim do ano... mas realmente, do meio de dezembro pra cá o mês tem sido delicado (encontrei tão rápido essa palavra no meu arquivo de termos.. e se encaixa perfeitamente, isso é raro).

Feliz Natal atrasado, Parabéns Jesus.

Nenhum comentário: