segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Toque

Caramba, você tira foto de tudo! e Caramba, você tira foto de cada coisa! são duas frases completamente diferentes.

A primeira pode ser somente um espanto, uma constatação, um comentário ou um pensamento que saiu alto. A segunda ofende, sempre. Não é só a frase, que em si realmente não é nada. É o jeito super-gentil que as pessoas falam. Não sei se vou ser fotógrafa um dia, mas é um pensamento que me agrada muito. E não importa agora se eu vou conseguir ou não, importa que a fotografia é uma das minhas maiores paixões e algumas das pessoas mais queridas na minha parecem não entender isso; pior, chegam a não respeitar.

O que aconteceu com o bom e velho "você pode para de tirar fotos, por favor?" ou até um, que eu odeio, "ah, deixa eu tirar uma foto sua agora". São duas frases curtas e simpáticas que têm o mesmo propósito dos comentários antes citados: me fazer parar. A diferença é que esses frases têm um toque essencial de delicadeza e educação.

Sim, eu vejo todas as minhas fotos depois. Seleciono as melhores e edito no photoshop. Faço upload no flickr , orkut e multiply ou picasa. Faz parte de quem eu sou, e quem não gosta podia ser pelo menos mais sutil. Não vou citar nomes, mas vou mandar por email esse post às pessoas que mais incomodam.

Fica a dica.

Nenhum comentário: