quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Semelhanças e inspirações cinematográficas?

Fiquei pensando outro dia sobre a semelhança entre uns filmes e outros, uma semenlhaça que talvez só eu perceba, ou talvez até que eu invente, não sei. Não é o óbvio "Foi Apenas Um Sonho e Titanic" e nem "todos os filmes do Tim Burton", por exemplo.

Gilda e Batman - O Cavaleiro das Trevas. Parece estranho comparar um filme de 1946 que retrata o fim da segunda guerra com um que se passa, provavelmente, em 2008 sobre um psicopata que aterroriza o sono dos inocentes habitantes de Gotham City. Porém, Ballin Mundson e Harvey Dent são ambos homens de poder no meio em que vivem e dizem fazer sua própria sorte. Isso entre outros diversos fatores me fazem pensar que talvez Christopher Nolan tenha se inspirado no clássico noir de Charles Vidor...

Outra comparação, dessa vez bem mais óbvia, que me ocorreu foi O Casamento de Rachel com Correndo com Tesouras. Cada um de seu jeito, Jonathan Demme e Ryan Murphy mostram o dia-a-dia de famílias desequilibradas.


Perdi. Tinha mais comparações. Rachel Getting Married me enjoou, o estilo do filme. Mas o roteiro é bom pra caralho!
Só.

Nenhum comentário: