sábado, 26 de junho de 2010

Passione: origins

A novela é feita para a massa. Será? Será que é mesmo uma coisa tão banalizada, que os próprios autores deixaram de se preocupar com cada detalhe - daqueles tão pequenos, numa trama, que quase ninguém repara.

A discussão é a seguinte: a Clara (Mariana Ximenes em Passione) é uma vilã só má ou é humana? Aos espertinhos, eu sei que ela não é um robô. Eu defendo que ela é ambiciosa/gananciosa, se deixa levar pelas emoções e burra. Acho que ela não tentou colocar aqueles personagens na cadeia por maldade, mas por medo. Eram personagens que desconfiavam dela, de uma forma ou de outra; um tinha pé atrás com ela e a outra sabia de uns furtos que ela tinha feito, tempos antes.

Quando assustada, Clara é burra. Ao invés de se manter focada no fim do plano, que era conseguir uma quantidade obscena de dinheiro e fugir para o Rio, ela tentou 'resolver' seus problemas. Pena pra ela, que se atola cada vez mais. Ao contrário do Fred (personagem do Gianecchini). Todos os atos dele são milimetricamente pensados, com apenas uma coisa em mente: vingança.

Voltando à Clara, ela foi vítima de exploração da avó quando adolescente, numa espécie de bordel clandestino. Numa forma de humanizar a personagem, dá pra explicar o comportamento, né. E agora ela se envolveu com o Danilo (Cauã Raymond, do núcleo rico da novela) e não foi por interesse, ela inclusive evitou que isso acontecesse. Já Fred, está envolvido com Melina (Mayana Moura) apenas por interesse.

Não se preocupem, não estou só contando a historinha da novela e mostrando que eu vejo (sim, eu vejo). É uma bobagem, puro orgulho, mas meu ponto é que a Clara não é tão vilã quanto o Fred, nem perto disso. E não me interessa o motivo que ele tenha pra se vingar da família rica. A Clara é, em alguns aspectos, o Coringa (do Batman, especialmente o último filme).

Ele não faz o que faz por nenhum objetivo, vingança, dinheiro ou nada parecido. Ele faz tudo por que é louco, quer mostrar que a humanidade é muito fraca (uma espécie de Star Wars, com o lado negro da Força x Jedis)... não que eu ache que Silvio de Abreu se inspirou nisso pra criar a personagem, longe disso, aliás. Só defendo (com unhas e dentes até que me seja provado o contrário) que ela não faz por maldade, faz por medo, ignorância, falta de visibilidade no futuro, etc.

E o Fred tem um quê de psicopata. Porque vingar o suicídio do pai não é desculpa, afinal a irmã dele (Larissa Maciel) poderia então ter o mesmo comportamento e... she couldn't care less. Não que ele seja um monstro total, mas ele é o típico vilão, enquanto ela só segue com o fluxo, atrás de mais nada que dinheiro - e talvez um pouquinho de respeito?

Atirem quantas pedras quiserem, mas se tem alguma coisa que eu aprendi na faculdade de comunicação foi analisar minuciosamente esses produtos (especialmente os feitos para a massa) e criticá-los. Aprendi a ter outro olhar e criar argumentos sólidos para defender minha visão.

Aliás, ainda na novela, li no jornal que o personagem do Marcelo Antony é 'viciado em internet'. Rolou um spoiler que ele poderia ser gay ou pedófilo, mas o público não aceitou bem. Ok, novelas são feitas de audiência, mas será que isso é motivo pra dar um desfecho tão tosco pra um personagem que poderia ser um gigante e causar polêmicas?! Acho que eu não faria isso, mas deve ser mesmo complicado lidar com uma pressão dessas.

Cacá e Naná riram de mim, estranharam minha indignação, mas só fiquei incomodada desse jeito (já mandei até e-mail pra Globo, mas não adiantou chongas) porque é algo que eu penso em fazer, talvez. Sim, pretendo começar faculdade de moda no meio do ano, mas não excluo a possibilidade de fazer um bom curso de roteiro um dia e tentar seguir essa carreira, é uma coisa que eu gosto muito.

Não acho que todo telespectador de novelas tenha que pensar as origens de cada personagem, eu faço isso porque sou bizarra. Mas acho fundamental uma discussão a respeito da trama, se não a TV realmente só emburrece... e não uma discussão tipo "o que vai acontecer no próximo capítulo", algo mais pensado, sobre o(s) tema(s). Cansei, espero ter explicado meu ponto, pra quem tiver paciência de ler.

Nenhum comentário: