segunda-feira, 30 de junho de 2014

Sobre conceitos

A mulher moderna é independente.

Essa semana pipocou de textos sobre essa mulher moderna que quer o mundo. O primeiro que li, era da Ruth Manus, publicado no Estadão online. Falava dessa mulher moderna que trabalha demais, sai com as amigas, se vira sozinha e, ao que fez parecer, tem dificuldade em encontrar homens que acompanhem esse ritmo. Me identifiquei, de certa forma. Aí li uma resposta, muito boa, de Marilia Pereira Jorge, publicada na Folha online. Criticava a mulher desse primeiro texto, porque realmente já está um tanto ultrapassado chamar isso de "mulher moderna". Minhas duas avós são exemplos de mulheres modernas, uma se separou ainda nos anos 1960, se não me engano e a outra trabalhou a vida toda e se sustentou, cuidou de si. Ok, concordo. Também me identifiquei. 

Essa mulher moderna que se acha Mulher Maravilha e incompreendida pelos homens tem mesmo um quê de mal amada. Os homens hoje em dia estão preparados sim para uma mulher forte e independente. Muitos, inclusive, buscam isso. E não, não é orgulho nenhum não saber limpar direito a casa, não saber as manhas de lavar as roupas sem manchar nem de não saber preparar uma refeição.  Aí veio um terceiro texto, que achei um tanto forçado, mas também interessante, de Camila Pavanelli, publicado no blog Recordar, Repetir, Elaborar. Ela critica, principalmente, o fato dessas tais mulheres modernas de certa forma desmerecerem o trabalho doméstico. Não é, de forma alguma, um trabalho menos digno que qualquer outro. Aliás, acho mais digno que muitos trabalhos. Fato é que inventamos tanta coisa o que fazer para além do trabalho, fora de casa, que simplesmente "estar em casa" na rapidez do mundo de hoje parece "perda de tempo". Por favor, reparem nas (respeitem as) aspas! 

Eu mesma, adoraria ter mais tempo e me dedicar mais à casa. Ainda moro com meus pais, mas sinceramente gostaria de dividir as funções com a minha mãe e, dependendo do dia, com a diarista, porque minha mãe também não tem esse tempo para se dedicar inteiramente às funções domésticas. Adoraria cozinhar mais, lavar roupa com tempo, arrumar as coisas do meu jeito... mas não dá. Gostaria também de tirar um tempo (todo dia, se possível) para ler, ou escrever. Cuidar mais de mim. 

Pra mim, o maior vilão na vida das mulheres - e homens! - modernxs não é nem essa coisa da falta de tempo. Porque na verdade, na verdade mesmo... o tempo ta aí! A gente é que não usa ele direito. O que acho pior mesmo é esse imediatismo desenfreado, são os emails no celular, o instagram, o facebook, as mensagens... isso que consome nosso tempo e energia e, na boa, não compensa um momento de calma, não é melhor de maneira alguma que meia horinha passada lavando a louça enquanto ouve uma música ou conversa sobre o seu dia. 

Nenhum comentário: